AC

Dar a mama. Auch!
É um assunto complicado, visto que hoje em dia "não está na moda". 
Sinceramente tinha receio porque toda a minha vida tive mamilos sensíveis e enquanto estava grávida pensava que não ia aguentar nem um dia com o bebe a roer-me os mamilos desalmadamente. Lol
Assim que me a deram pros braços a enfermeira disse:" da-lhe a mama!" E o meu instinto foi mesmo esse.. Dar-lhe a mama. E foi a melhor sensação do mundo. Aquele bebe é teu. Depende totalmente de ti! Tens de lhe dar de comer e a única forma é dares-lhe a tua mama. 
No início não é bem leite mas sim um líquido chamado colostrum que é bem mais rico que o leite e para os primeiros dias da vida dela é disso que ela precisa. 
Bom a primeira vez correu bem, a segunda, terceira e quarta também. A primeira noite ( ou madrugada) foi difícil. Ela não pegava na mama e só chorava.. Ainda no hospital chamei a enfermeira que me disse que o meu colostrum tinha acabado e que devia dar fórmula. ( isto no meio de muito choro meu, de frustração, de medo de não estar a fazer as coisas bem, por ela estar a chorar e eu não saber o que fazer). Dei-lhe fórmula.. Até de manhã. Voltei então a dar peito.. Mas aí foram dores horríveis.. Por muito Lanolin que usasse nos mamilos eles estavam super sensíveis e não conseguia sequer pensar em chegar-lho a boca. 
Já em casa demos-lhe fórmula e fomos comprar uma bomba para tirar o leite, porque queria muito dar-lhe o meu leite.. Não me sentia bem, porque nesta altura (3 dias depois) o meu leite chegou e tinha mamas grandes!! :D foi também nesse dia que tivemos a visita das enfermeiras e que me deram o push que eu estava a precisar daquela altura. Nao desistas! E não desisti. Então tirava com a bomba e dávamos de biberão. Normalmente o Ju dava-lhe. Mesmo assim a noite dávamos-lhe fórmula a noite. 
As coisas mudaram quando uma noite ela chorava tanto.. Mas tanto que o meu instinto foi por-lhe a mama na boca. Até me torcia com dores, mas senti que era daquilo que ela estava a precisar. Mamas! Estar perto do quentinho do peito da mama e não de uma garrafa de plástico. Depois disso não voltou a beber fórmula. As primeiras vezes doía-me muito os mamilos, mas Lanolin cream foi o meu aleado nessa altura.. O esquerdo doía sempre mais não sei porque.. Mas nunca deixei de dar, alternava entre mamadas e os mamilos habituaram-se.. Eu também. 
Tive sorte, penso eu.
Ter vontade não chega. Eu tinha muita vontade, mas a dor era tão forte que se não fosse uma enfermeira a dar incentivo, a Miriam ter aumentado de peso ao 10o dia, mais outra enfermeira no hospital, mais outra a dizer que estás a fazer bem e mais outra a dizer que devia estar orgulhosa de mim, se calhar tinha desistido. 
É o melhor que lhe pudemos dar.